Notícias
|
---|
Brasil passa a ter 52 varas e juizados especializados de violência contra a mulher
Publicada em 11-03-2011
Brasil passa a ter 52 varas e juizados especializados de violência contra a mulher
Conforme balanço parcial sobre a Lei Maria da Penha, constatou-se que as unidades da federação que mais possuem juizados e varas são o Rio de Janeiro (7) e o Pará (6). Também figuram como estados que possuem maior quantidade de unidades especializadas o Distrito Federal e Mato Grosso, com quatro varas ou juizados em cada um.
Aplicabilidade – Nas Varas e Juizados especializados, até julho de 2010 a Lei Maria da Penha já foi responsável por quase 111 mil sentenças proferidas, mais de 330 mil processos distribuídos, mais de 1500 prisões preventivas e quase 10 prisões em flagrante. O levantamento, porém, ainda não é completo, porque não foram fornecidas informações detalhadas por alguns dos juizados especializados.
O CNJ tem atuado ao longo dos últimos cinco anos na difusão da Lei Maria da Penha, como forma de facilitar o acesso à Justiça por parte da mulher que sofre violência doméstica e, também, na implantação de iniciativas que envolvem ações diversas nos Estados, além do acompanhamento dos dados estatísticos referentes aos processos em aberto, às medidas protetivas e às sentenças proferidas.
Hylda Cavalcanti
Fonte: Agência CNJ de Notícias