Notícias
|
---|
Notificados no Zaire mais de mil casos de violência doméstica em nove anos
Publicada em 01-04-2011
Balanço
Notificados no Zaire mais de mil casos de violência doméstica em nove anos
Mbanza Kongo - Mil e 297 casos de violência doméstica foram notificados, nos últimos nove anos, na província do Zaire, pela Direcção local da Família e Promoção da Mulher (Minfamu), segundo deu a conhecer a sua directora, Ana Manifesta.
A directora revelou esses dados no acto de encerramento da Jornada Março Mulher, que a nível do Zaire foi marcado com a inauguração de um Centro de Aconselhamento Familiar, localizado no Nfumu, arredores da cidade de Mbanza-Kongo.
De acordo com a responsável, dos 1.297 casos de violência doméstica registrados pela sua instituição na região, 36 foram encaminhados aos órgãos locais de Justiça por constituírem matérias que se enquadram fora do âmbito de aconselhamento.
"Ao nível da província, o aconselhamento familiar de maneira institucional teve início no ano de 2002 de forma tímida, apenas com oito casos registados. Por enquanto foi considerado como sendo algo estranho na sociedade, muitas vezes por questão de ordem cultural e religiosa", aferiu.
Com o trabalho de esclarecimento e de sensibilização que se levou acabo aos longos dos anos sobre o impacto negativo da violência doméstica intra familiar na saúde humana, referiu a directora, foi notório o despertar da mente de integrantes de muitas famílias na denúncia desse mal que enferma a sociedade.
O Centro de Aconselhamento Familiar, inaugurado pelo governador provincial, Pedro Sebastião, estará aberto ao público todas às quartas-feiras.
Angop - Agência Angola Press - sociedade
Fonte: Angop - Agência Angola Press - sociedade