Notícias
|
---|
Celebram reunião especializada de mulheres do Mercosul no Paraguai
Publicada em 08-06-2011
Celebram reunião especializada de mulheres do Mercosul no Paraguai
A diretora de Gabinete da Secretaria da Mulher, Teresita Silvero, declarou à Prensa Latina que defendem a paridade entre mulheres e homens nos parlamentos da cada país que integram o Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Até a data -disse- Paraguai é o único que tem eleito a seus representantes no Parlasul, e Brasil está por chamar a eleições.
Explicou que enquanto se faça esse processo "queremos visibilizar o trabalho das mulheres políticas para que possam ocupar bancas no Parlasur em iguais condições que os homens".
Para a tarde está prevista a reunião de ministras ou representantes dos mecanismos de gênero para abordar temas como o Plano estratégico de Ação Social do Mercosul e dar seguimento aos assuntos abordados nas mesas técnicas.
Silvero apontou que as autoridades aprovarão os documentos discutidos ontem nas mesas, vinculados à prevenção contra a violência doméstica e a trata de pessoas, crime este último -disse- que "constitui, sobretudo, uma problemática para nossas mulheres".
A servidora pública fez questão de que as mesas técnicas avaliaram, ademais, os avanços em termos legislativo e normativo para o fortalecimento institucional da Reunião Especializada da Mulher do Mercosul.
A respeito, manifestou que se discutiu a participação política das mulheres dentro do Mercado Comum
do Sul, para que "tenha também perspectiva de gênero dentro do bloco e todos aqueles documentos e resoluções que emanem tenham essa visão".
Afirmou que as ministras devem se pôr de acordo e depois elevar ao Grupo Mercado Comum e ao Comitê de Coordenação Técnica para que seja aprovado e o constituir em política do bloco.
Oxalá que o Mercosul tenha portas abertas e valorize e revalorize o trabalho das ministras dentro de seus países, e sobretudo, das mulheres no Mercosul, apontou.
mv/jcd/bj