Notícias
|
---|
O que pode ser feito para reduzir o índice de violência contra a mulher
Publicada em 06-07-2011
A cada dez mulheres brasileiras, pelo menos quatro já foram vítimas de algum tipo de
violência doméstica. O número, que aponta para um percentual de 43,1% da população feminina do Brasil, foi divulgado nesta segunda-feira (04) pelo Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, documento elaborado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese).
Do total de mulheres agredidas, 25,9% foram vítimas de companheiros ou ex-companheiros. O mesmo estudo aponta que os casos de violência doméstica contra homens é três vezes menor (12,3%).
O número de ligações para a Central de Atendimento à Mulher – Disque 180 – também vem aumentando nos últimos anos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2009), a procura aumentou 16 vezes de 2006 para 2010.
Em 2006, foram registrados 46 mil atendimentos. No ano passado, o total saltou para 743 mil, incluindo 108 mil denúncias de crimes contra a mulher, sendo que mais da metade desses se referiam a casos de violência.
Diante do resultado, o Cidadão Repórter, do Grupo A TARDE, quer saber de você: o que pode ser feito para reduzir o índice de violência contra a mulher? Participe da discussão e opine no fórum do blog!
*As enquetes e fóruns dos canais do portal A TARDE On Line são trocados semanalmente, sempre levando em conta o tema mais importante do período nas mais diversas editorias. Quer participar? Envie para cidadaopautas@grupoatarde.com.br uma sugestão de enquete ou fórum que você gostaria de ver no nosso portal e no blog Cidadão Repórter.
Fonte: A TARDE ON LINE